Vacina Febre Amarela – Quem deve Tomar

Saiba aqui quem deve tomar a vacina para Febre Amarela.

Um dos assuntos mais procurados no Google nos últimos dias são pesquisa sobre a vacinação da febre amarela. Esta alta procura sobre a vacina é por conta de um anúncio feito pelo governo da morte de macacos infectados pelo vírus da febre amarela.

O anúncio das mortes dos macacos infectados ocorreu no final do ano de 2017, no começo deste ano, e isso tem tomado muito a população sobre as reações que essa doença pode causar e levar até a morte.

Mas afinal, como é transmitida a febre amarela? Os macacos são os transmissores ou vítimas?

Neste artigo nós vamos falar um pouco sobre esta polêmica da vacina contra febre amarela e tirar todas as dúvidas que você tem sobre esta doença que pode levar até a morte.

Os macacos são vítimas

A falta de informação leva a população a tirar conclusões precipitadas e espalhar a notícia erroneamente. A febre amarela ela é transmitida pela picada do mosquito fêmea, Mais conhecido como Aedes Aegypti.

Os macacos nessa situação eles são hospedeiros naturais desse vírus. Os mosquitos são os reais transmissores da doença, os macacos são apenas vítimas na qual adoecem e morrem.

A morte dos Macacos é apenas um aviso para as secretarias de saúde daquela região ficarem atentas, pois há indícios de transmissão para mais pessoas e o vírus está presente nessa região.

Como é transmitida a febre amarela?

Por falta de informação, muitas pessoas acreditam que os macacos são os reais transmissores da doença, no entanto, como falamos anteriormente, eles são apenas vítimas e se tornam hospedeiros desse vírus.

Se você tem interesse nesse assunto e quer saber realmente como é feita a transmissão dessa doença continue lendo este artigo até o final e entenda como que é transmitido este vírus tão mortal e que tem amedrontado muitas pessoas.

As notícias sobre o vírus da febre amarela fizeram com que a população se mobilizasse em busca da vacina e muitos postos de saúde não estão preparados para a demanda das pessoas em busca deste medicamento.

A febre amarela ela é uma doença que é adquirida através de mosquitos transmissores e ela é infecciosa e grave, sendo causada por um vírus. O mosquito Aedes Aegypti, Haemagogus ou Sabethes picam os macacos que já são hospedeiros naturais deste vírus e possuem suscetibilidade a esta doença, com isso outro mosquito pica o macaco, que transmite aos seres humanos.



É muito importante que as pessoas entendam que é o mosquito que transmite a doença e que as pessoas não transmitem doenças para outras pessoas, muito menos os macacos.

Quem não pode tomar a vacina da febre amarela?

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a vacinação é a forma mais eficiente de combater a febre amarela. A vacina ela é constituída de vírus vivo diluída em soro. Para que aconteça a prevenção é recomendado que 80% da população esteja vacinada e que este vírus não se propague para outras regiões.

A vacina que está sendo disponibilizada para a população é fracionada, porém existe uma diferença para quem tomou a vacina dose completa. A OMS informa que quem tomou a vacina dose completa é válida para vida toda e quem tomar a vacina fracionada é válida apenas por 9 anos.

Houve o questionamento por muitos estudiosos da área da saúde sobre a duração e validade desta vacina, muitos acreditavam que ela duraria apenas um ano, porém, estudos comprovaram a eficácia dessa vacina por até 9 anos.

A aplicação dessa vacina é feita em região subcutânea no braço, o efeito protetor começa a reagir após o décimo dia depois da aplicação da medicação. A reação do organismo age diretamente para que o mesmo produza anticorpos contra este vírus.

A vacina é contra indicada para gestantes, mulheres em fase de amamentação, crianças com até 6 meses e idosos com idade acima de 60 anos. Pessoas com doenças pré-existentes que são crônicas também não devem tomar esta vacina, Pessoas imunodepressivas e oncológicos também entram nessa lista.

Para quem é indicado a vacinação ?

Pessoas que habitam regiões de risco e que houve vários indícios de contaminação por febre amarela com idades de nove meses a 60 anos são indicados a receber a vacina.

Além disso, pessoas que precisam viajar para o exterior ou para regiões onde existe indícios de surtos da febre amarela. Se gestantes estiverem em região de risco ou lactantes e precisarem tomar a dose da vacina é preciso ter a orientação primeiramente de um médico especialista e avaliar se realmente existe o risco de contaminação. caso as mães que estão amamentando precisarem tomar a vacina elas terão que parar amamentação durante 28 dias.

Para quem precisa viajar para o exterior é indicado que tome a vacina 10 dias antes da sua viagem, pois a vacina começa a reagir no organismo após este período.

Este artigo foi interessante? Você conseguiu solucionar suas dúvidas sobre a febre amarela? Conhece mais pessoas que podem ter a mesma dúvida que você? Compartilhe este artigo para que mais pessoas possam entender a real situação da febre amarela no Brasil.

Marcio Ferraz





Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *