Dicas e cuidados para evitar problemas na tireoide

  

  

Uma das maiores glândulas que o ser humano tem no corpo é a tireoide que está localizada no pescoço logo abaixo da traqueia. Ela é responsável pela produção dos hormônios conhecidos como T3 e T4. Esses hormônios são responsáveis pela regulação da taxa do metabolismo.

O iodo é um componente essencial para esses hormônios e por isso o sal que compramos hoje nos supermercados é iodado. Porém, pesquisas indicam que muito iodo pode causar problemas nesta glândula. Um dos maiores problemas apresentados por ela é o hipertireoidismo e o hipotireoidismo.


Se uma pessoa possui hipertireoidismo significa que o metabolismo dela é acelerado, mais rápido do que o normal e isso normalmente faz com que ela não consiga engordar. Agora, se uma pessoa possui hipotireoidismo o caso é exatamente o contrário, significa que ela possui o metabolismo lento e engorda com facilidade, já que o corpo tem mais dificuldades de queimar gorduras.

Em ambos os casos de hiper ou hipotireoidismo há tratamentos. As mulheres costumam apresentar mais esses tipos de problemas do que os homens. Os sintomas de que tem problemas na tireoide são, não conseguir emagrecer ou engordar, sentir muito cansaço, muito sono ou sentir insônia, dentre outros.

Uma pessoa que perceba que seu metabolismo não está funcionando bem pode procurar um médico endocrinologista, ele vai pedir para fazer exames de sangue para medir as taxas dos hormônios da tireoide no sangue e, se for o caso, que se faça também um ultrassom da região do pescoço.

  

Por Karin Földes

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *