Sintomas e Tratamento do Hipertireoidismo



O hipertireoidismo é uma doença que causa mudanças na glândula tireoide (que fica na região do pescoço). A tireoide é responsável pela produção de hormônios importantes para o funcionamento do organismo: os hormônios T3 e T4.

Quando a doença surge, no início, o paciente percebe poucos sintomas, como desconforto, fraqueza e cansaço. Se a pessoa não procurar tratamento médico, o hipertireoidismo pode evoluir para um estágio mais grave capaz de levar o paciente até a morte.



Os sintomas mais comuns do hipertireoidismo mais grave são: irritabilidade, fadiga, nervosismo, ansiedade , intolerância ao calor, taquicardia, fraqueza muscular, suor excessivo, tremores, insônia, e no caso das mulheres, o ciclo menstrual sofre alterações.

Em caso de alguns desses sintomas, consulte um médico endocrinologista. Ele é o especialista mais indicado para identificar a doença e formular o tratamento específico para o seu caso.

Após o diagnóstico, o endocrinologista pode optar por três tipos de tratamento: por iodo radioativo, cirurgia ou remédios. O tratamento tem uma duração média de dois anos, que é o tempo em que o hipertireoidismo leva para se estabilizar.



Fonte: Rafael Reinehr – Médico Endocrinologista

Por Selma Peigo



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *