Disfemia – O que é? Sintomas e tratamento




Você sabia que a disfemia, conhecida vulgarmente como gagueira, é um problema que atinge cerca de 60 milhões de pessoas no mundo todo?  Apesar de ser um distúrbio comum, a gagueira ainda tem suas causas desconhecidas.

Mesmo a medicina não tendo um parecer correto do que venha ser a causa da gagueira, já se sabe que, trata-se de um distúrbio neurológico, que se desenvolve devido a um mau funcionamento da área do cérebro que é responsável pela fala.


Várias pesquisas apresentam o problema como algo genético, mas transtornos emocionais, apesar de não serem peças principais, são apontados como grandes agravantes da doença.

Normalmente, a disfemia surge no período da infância, já que a linguagem ainda está se desenvolvendo. Contudo, existem casos raríssimos onde ela se manifesta no começa da adolescência. O importante é procurar logo um fonoaudiólogo quando notar alguns bloqueios no ritmo natural durante a fala.

O especialista irá averiguar se trata, ou não de um caso de gagueira, e se for, irá indicar o tratamento adequado, que varia de acordo com a idade e o nível da severidade do problema.  


Por Thais Cortez



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *