SUS – Usuários avaliam a qualidade do sistema


O setor da Saúde sofre severas críticas sempre que políticos, de qualquer esfera do governo, tratam de citar alguns de seus pontos. O tema foi amplamente debatido durante as campanhas presidenciais de 2010, “obrigando” José Serra, Marina Silva, Dilma Rousseff e Plínio de Arruda Sampaio, entre outros, a propor melhorias ao setor.


Dados divulgados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revelam que na concepção de 28,9% das pessoas sondadas no país, os serviços públicos apresentados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) são bons ou muito bons, enquanto outras 42,6% pensam serem regulares e 28,5%, por sua vez, ruins ou muito ruins.


O estudo do Ipea pondera que os melhores resultados calculados em torno dos serviços do SUS são mais bem apreciados pelos cidadãos que fazem seu uso. Em contrapartida, a avaliação mais negativa ficou por conta dos cidadãos que sequer tiveram experiências no sistema público.


De acordo com Luciana Mendes Servo, técnica de Planejamento e Pesquisa do instituto, embora o levantamento não seja exatamente técnico, confere boas informações para os gestores debaterem os resultados.


Por Luiz Felipe T. Erdei

Fonte: Ipea


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