A estação mais fria do ano está se aproximando e com ela chega um número grande de abstinência no trabalho por causa da gripe. O problema se agrava porque o brasileiro não dá a devida atenção a esse tipo de doença e acaba tendo complicações.

O que parece ser um resfriadinho qualquer é, na verdade, uma infecção causada por vírus e por isso transmitida através do ar por espirros ou tosse. Muita gente ainda confunde resfriado com gripe sendo que uma coisa não tem nada a ver com a outra.

O resfriado é apenas reação do corpo à uma exposição ao frio intenso, fazendo apenas com que o nariz escorra e traga desconforto. Quando os sintomas da doença aparecem o indivíduo tem 48 horas para tomar um antiviral e o sistema imunológico reagir, se esse prazo não for respeitado a eficácia de cura não será a mesma.

Usar antibióticos de nada adianta pois esse tipo de remédio é receitado contra bactérias e não contra vírus. As vacinas são boas aliadas e em caso de dúvidas um médico deve ser sempre consultado.

Por Karin Földes


Herpes é uma doença infecciosa, porém benigna, ou seja, não causa danos maiores ao organismo a não ser pequenas lesões na pele. A transmissão do vírus é feita de pessoa para pessoa, pode ocorrer de acontecer também de objeto para pessoa, mas nesse último caso é mais incomum.

O problema normalmente aparece na boca, principalmente nos lábios deixando-os inchados e depois os fazendo descamarem como numa ferida. Contudo pode-se tê-la em outras partes do corpo como no rosto ou nas nádegas, inclusive, nas partes genitais, o que se caracteriza por herpes genital.

O tipo mais comum costuma aparecer várias vezes, não há uma cura definitiva, é como se fosse uma gripe da pele. Evitar tomar de copos que outras pessoas usaram, tomar sol demais ou não proteger os lábios no frio são bons modos de se evitar o contágio. Além de possuir uma alimentação saudável que fortaleça as defesas do corpo.

Por Karin Földes


Os cuidados com o corpo no período do verão devem ser redobrados, evitar a exposição excessiva ao sol e manter a hidratação é fundamental nessa época.

A herpes é uma doença muito comum causada por um vírus que geralmente atinge a maioria da população. Sua manifestação pode ocorrer em qualquer fase da vida e muitas pessoas são portadoras do vírus, sem ele se desenvolver.

A manifestação periódica dessa doença muitas vezes se dá devido à exposição excessiva ao sol ou em períodos de muito estresse.

A herpes é contagiosa e pode ser transmitida através da relação sexual, saliva e outras secreções.

Infelizmente não há tratamento contra o vírus da herpes, apenas medidas preventivas podem ser adotadas pela população, a vacina apenas ameniza os sintomas mais incômodos.

Ao sentir alterações, ardência, coceira ou aparecimento de bolhas na boca e mucosas procure um médico. Fique atento!

Por Milena Evelyn





CONTINUE NAVEGANDO: