Preocupações com a saúde não devem ser à toa, pois qualquer anormalidade no corpo é passível de verificação diretamente com um médico, da rede pública ou da particular. A Doença de Alzheimer, por exemplo, não é constatada apenas pelo esquecimento de informações recentes e modificações no padrão funcional; fadiga e estresse também são indícios.

Para várias doenças, um dos métodos mais utilizado e viável é o medicamento. Em seu primeiro mês, o programa Farmácia Popular, que inclui em sua lista remédios para diabetes e hipertensão, registrou crescimento de 45% na venda e oferta grátis entre os 25 componentes abrangidos pelo Aqui Tem Farmácia Popular.

Dados revelam que desde 14 de fevereiro, quando a gratuidade foi iniciada, até 14 de março, 2,6 milhões de remédios foram retirados pelos cidadãos, 800 mil a mais em relação ao período igual de um mês atrás.

O Aqui Tem Farmácia Popular inclui vários medicamentos com até 90% de abatimento no valor total, tais como para rinite, glaucoma, asma e até fraldas geriátricas. Para conseguir remédios, o cidadão deve apresentar a receita médica, seu CPF e um documento com foto.

Por Luiz Felipe T. Erdei

Fonte: Secom


Por iniciativa do Ministério da Saúde, os usuários do Programa Farmácia Popular poderão obter o endereço das farmácias do sistema de forma gratuita pelos celulares. A pessoa receberá informações com nome, endereço e telefone de até três unidades onde ela poderá receber gratuitamente remédios para diabetes e hipertensão.

Para ter acesso a tal informação basta enviar uma mensagem de texto pelo celular para o número 27397 com o CEP da residência, sem sinais gráficos e, em poucos segundos, chega a resposta com as sugestões.

Desde 14 de fevereiro, o governo oferece gratuitamente 11 medicamentos para hipertensão e diabetes em mais de 15 mil farmácias e drogarias credenciadas que pertencem a rede privada e também nas 544 unidades próprias.

O doente, para conseguir a medicação, deve ir a farmácia com CPF, documento com foto e receita médica; medida tomada para evitar a automedicação. O programa da Farmácia Popular também oferece outros tipos de medicamentos usados no tratamento de rinite, asma, mal de Parkinson, osteoporose e glaucoma, com 90% de desconto, além de fraldas geriátricas.

Informações e esclarecimentos de dúvidas sobre os medicamentos ligue para o Disque Saúde 0800 61 1977 ou pelo e-mail analise.fpopular@saude.gov.br.

Por Danielle Vieira





CONTINUE NAVEGANDO: