Perder o aparelho ortodôntico removível é mais comum do que se imagina. Muitas pessoas têm o hábito de retirá-los e colocá-los em guardanapos de papel, que em vários casos vão parar no lixo. Jogados dentro da bolsa, gavetas e em cima de mesas eles mais cedo ou mais tarde acabam sumindo.

Em geral o aparelho removível é usado em crianças com dentição de leite, pois ele não atrapalha o desenvolvimento da dentição permanente. E se tratando de crianças, esquecer onde guardou o aparelho fica ainda mais comum.

Evite enrolar o aparelho em guardanapos ou no bolso, use a caixinha especifica para ele, escove e limpe corretamente antes de usá-lo, pois a boca é porta de entrada de infecções e bactérias, redobre os cuidados com a higiene bucal.

Nunca ferva o aparelho, ele é feito de resina e pode deformar se exposto a altas temperaturas.

Por Milena Evelyn


Todas as pessoas que usam aparelhos ortodônticos devem tomar uma série de cuidados diários para ficar em dia com a manutenção e com a higiene pessoal.

A manutenção do aparelho normalmente é feita todo mês, mas em determinados casos podem ser feita mais de uma vez, o dentista irá recomendar o melhor a fazer.

Evite alimentos que possam grudar ou danificar o aparelho como amendoim, castanhas, manga, abacaxi, balas e chicletes.

Com o aparelho fixo o paciente não consegue morder com os dentes da frente, alimentos como maçã, cenoura e alguns sanduíches devem ser cortados antes para facilitar na hora de mastigar.

O aparelho não machuca, alguns pacientes podem vir a sentir dor nos primeiros dias após a colocação. Em caso dor ou dúvidas consulte o dentista o mais rápido possível.

Por Milena Evelyn





CONTINUE NAVEGANDO: