Vacina contra Gripe é liberada para Toda População



  

Medida passa a valer a partir do dia 5 de junho de 2017.

A partir da próxima segunda-feira, dia 5 de maio de 2017, todas as pessoas que não se enquadravam no público-alvo da campanha de vacinação do vírus influenza, poderão se vacinar. A ampliação será para todas as faixas etárias e terá duração enquanto houver estoque das doses de vacina.

O motivo da medida se deu devido às mais de 10 milhões de doses que ficaram disponíveis este ano. Até o final do mês de maio, o Ministério da Saúde já havia ampliado o prazo da ação para a data final de 9 de junho, dada a baixa procura em todos os postos de saúde participantes, o que resultou no não cumprimento da meta estabelecida de vacinação.

O único Estado que fez a sua parte e vacinou 90% das pessoas foi o Amapá. Na sequência, ficaram: Paraná, com 84,9%; Santa Catarina, com 84,8%; Goiás, com 82,4%; Rio Grande do Sul, com 82%; e Pernambuco, com 81,3%.

Por outro lado, os estados com menor campanha foram: Roraima, com 60,8%; Pará, com 65,3%; Mato Grosso do Sul, com 67,8%; Mato Grosso, com 68,3%; Acre, com 68,9%; Bahia, com 70,9%; e Sergipe, com 71,5%.

Em regiões, os números ficaram divididos da seguinte forma: Sul, com 83,7% da população vacinada; Sudeste, com 76,6% da população vacinada; Centro-Oeste, com 75,5% da população vacinada; Nordeste, com 74,8% da população vacinada; e, por último, região Norte, com 72,9% da população vacinada.





Em todo o Brasil, até a última sexta-feira, dia 2 de junho, 41 milhões de brasileiros do público-alvo haviam se vacinado. Porém, a população que enquadrava a campanha havia contabilizado 54,2 milhões de pessoas. Sendo assim, foi imunizado um número muito inferior ao previsto, equivalente, em porcentagem, a 76,7% do público.

Conforme o ministro da Saúde, Ricardo Barros, a baixa procura se deu pelos poucos casos registrados por influenza, uma vez que o vírus ainda não teve grande circulação. Sendo assim, as pessoas procuraram menos os postos.

No total, foram oferecidas 60 milhões de doses de vacina. Uma vez que elas só possuem a validade de um ano, a tomada de decisão por abranger a vacinação para o restante da população foi feita para evitar o desperdício das mesmas.

Portanto, se você ainda não se vacinou, não perca tempo e se proteja para quando o inverno chegar. Em média, a vacina demora 15 dias para reagir e fazer efeito no organismo e, por esse motivo, é oferecida antecipadamente ao frio.

Kellen Kunz



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *