Osteoporose – Causas, Cuidados e Sintomas



  

A partir de certa idade, devemos começar a nos preocupar com a saúde de nossos ossos. A osteoporose é uma doença que atinge boa parte dos idosos e é causada pela perda da massa óssea do organismo, deixando os ossos finos, ocos e sensíveis.

Mais comum em mulheres do que em homens, a doença caracteriza-se pela perda de cálcio do organismo, deixando gradativamente os ossos frágeis e levando-os a fraturas espontâneas, sendo comuns as fraturas de vértebras, fêmur, quadril e punho. A osteoporose está ligada ao hormônio estrógeno, presente em grande escala nas mulheres, o qual mantém o equilíbrio da massa óssea. Mulheres na menopausa possuem uma queda natural do nível de estrógeno, que como consequência, acarreta em perda da manutenção do cálcio.    

Nossos ossos estão em constantes transformações durante nossa vida. Exercícios físicos, nossa genética, hábitos alimentares e nossa produção de hormônios, são fatores que regulam o crescimento ou desfalecimento de nossa ossada. A alimentação rica em cálcio é muito importante para a reestruturação dos ossos e formação da camada de fixação destes.

Seus sintomas são quase imperceptíveis. Geralmente o paciente já apresenta certas fraturas ósseas e após a realização de exames sanguíneos é diagnosticado a falta de íons cálcio no organismo. Fraturas não tratadas, juntamente com a falta do diagnóstico da doença, podem acarretar em severas deformidades ósseas.

Osteoporose pode ser tratada e evitada quando diagnosticada cedo, por isso é importante estar sempre em dia com os exames de rotina, prevenindo assim as lesões em nossos ossos, lembrando também que uma alimentação balanceada ajuda na recuperação de nossa camada óssea.  





Por Rodolpho Medeiros



1 comentário em “Osteoporose – Causas, Cuidados e Sintomas

  • Sempre que sai alguma coisa sobre o filme eu vejo um bubuirrnho na blogosfera, rs. Ne3o procuro saber muita coisa pois ne3o gostei do livro, mas ne3o vou deixar de assistir.Beijos.

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *