Cãibras – O Que é? Causas? Como Evitar?



Elas são incomodas, surgem do nada e às vezes com dor lancinante que dá um pouco de medo de se mexer. As cãibras são espasmos musculares que podem vir a qualquer hora do dia e em qualquer lugar do corpo que possua músculo. Os motivos são muitos: falta de alongamento, ausência de circulação correta do sangue na área, desidratação, ausência de sais minerais, entre outros. Mas com algumas medidas simples podem ser evitadas.

Para os atletas o principal motivo é excesso de exercícios físicos ou maior intensidade do que o corpo esperava. Para prevenir sempre faça alongamentos profundos antes e depois de cada atividade e permita a seu corpo descansar. Se tiver um dia muito exaustivo de prática esportiva, procure descansar 24h para seu músculo relaxar. Caso as cãibras persistam, podem ser problemas disfuncionais e melhor procurar um médico.



Pessoas que transpiram muito ou um dia de muita intensidade física com muita perda de suor podem ter cãibras constantes. Ao transpirar eliminamos muitos sais minerais, principalmente o sódio, interferindo na contração muscular. Por isso, sempre consuma no mínimo dois litros de água por dia e leve consigo garrafas durante as atividades físicas.

E a melhor forma de evitar as cãibras ainda é uma alimentação saudável. A ingestão de minerais chaves para a nutrição serão de grande ajuda como cálcio, potássio e magnésio presentes em frutas como banana, castanhas, água de coco, cereal integral e passas, entre outras.

Por Lidianne Andrade





Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *