Transtorno de Estresse Pós-traumático (TEPT) – O Que é? Sintomas? Tratamento?



  

O Transtorno de Estresse Pós-traumático, TEPT, ocorre quando alguém passa por uma situação psicologicamente estressante.

Os especialistas explicam que se trata de um conjunto de sintomas emocionais e físicos, ligados diretamente à ansiedade.

O TEPT vem a ser hoje o 4º transtorno mais comum em todo mundo.

A principal causa do transtorno são eventos traumáticos que a pessoa vivenciou. Alguns exemplos destes eventos são: testemunhar uma morte ou um acidente, sofrer algum tipo de agressão física ou abuso sexual, sofrer uma ameaça com arma ou um acidente com perigo de vida, entre outros.





Alguns sintomas que podem identificar o transtorno são: Reviver o trauma através de sonhos e pensamentos, enorme excitação (hipervigilância), evitar persistentemente atividades que lembrem o trauma, surtos de raiva e constante insônia. Porém, alerta-se que esses sintomas precisam estar persistindo, pelo menos durante 1 mês, para se caracterizar a doença.

Felizmente, a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) lançou o PROVE (Programa de Atendimento e Pesquisa em Violência), um projeto que visa apoiar os indivíduos que tenham sido vítimas de um trauma decorrente da violência.

Acesse o site do programa para mais informações.

Por Thais Cortez



1 comentário em “Transtorno de Estresse Pós-traumático (TEPT) – O Que é? Sintomas? Tratamento?

  • tenho uma amiga q o filho tem 13 anos e9 autista e ne3o sabe lidar com ele,e isso faz ela sforer muito ele sf3 fica bem com a baba,quando fica com a me3e ele fica agresivo, ela mim pediu para ajuda-la a se aproximar dele e conseguir sair sf3 com ele porque ela sf3 sai com ele se for junto com a baba,mais eu ne3o sei como ajudar mim der alguma dica,fico sofrendo porque ne3o posso ajudar e vejo ela sofrendo

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *