Anticoncepcionais – Medicamento não influencia em aumento de peso



Uma preocupação para as mulheres que fazem uso de anticoncepcionais é a dúvida se eles realmente causam ou não o aumento de peso. Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos revelou que estas pílulas não estão relacionadas com o peso das mulheres que fazem o uso do medicamento.

O estudo envolveu macacos-rhesus, cujo sistema reprodutivo é bem semelhante ao do ser humano e pesquisadores passaram um ano acompanhando os animais. Quando o estudo teve início, as macacas eram obesas e receberam por oito meses anticoncepcionais tomados por via oral, e em uma dosagem que imitasse a que as mulheres tomam. Resultado: os animais de peso normal mantiveram-se com níveis estáveis de gordura e os obesos perderam peso e gordura corporal, cerca de 12%.



Durante a pesquisa, o peso, a alimentação, a gordura do corpo, a massa muscular e os níveis de atividades físicas dos animais foram monitorados. A pesquisa teve seus resultados publicados na revista Human Reproduction.

Por Andrea Gomes

Fonte: Estadão





Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *