Tipos de Diabetes – Tipo 1, Tipo 2, Gestacional e Secundária



Existem vários tipos de diabetes, sendo os mais populares o diabetes tipo I, o de tipo II e o gestacional, porém existem outros tipos, detectados com menos frequência. Conheça os tipos de diabetes.

A diabetes tipo 1 se caracteriza pela falta ou diminuição de produção de insulina, o que acarreta a obstrução da glicose nas células. A glicose que não é queimada pela insulina, uma vez que ela não está presente, causa o diabetes tipo 1.



Na diabetes tipo 2, a insulina é produzida em excesso, levando glicose em exagero às células, que, por sua vez, se esforçam para metabolizá-la e falham em seu trabalho, comprometendo todo o organismo.

A diabete gestacional nada mais é do que a detecção ou o aparecimento do diabetes durante a gravidez. 

Outros tipos também acometem aqueles que têm produção de insulina desregulada, como é o caso das Diabetes Secundárias ao Aumento de Função das Glândulas Endócrinas, que aparece devido à aceleração das glândulas endócrinas, que acabam produzindo insulina em excesso. Este tipo de diabetes é muito comum em quem tem hipertireoidismo, doença de Cushing ou gigantismo. 



A Diabete Secundária relacionada a Doenças Pancreáticas acontece em pessoas com antecedentes familiares que tenham sofrido de diabetes tipo 2. Também pode surgir quando há extração de parte do pâncreas, inflamação causada por excesso de álcool ou depósito exagerado de ferro no pâncreas.

Os tipos de diabetes não param por aí. Existem alguns outros tipo que são mais raros por estarem sempre associados a alguma doença em específico.

Por Lisa



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *